Passar para o conteúdo principal
Data
30.06.2025

Informamos que ficou disponível a opção de automatização da subscrição das listas de distribuição interna de email baseada em perfis de utilizador.

Até agora o sistema de listas permitia a gestão das subscrições de duas formas:

  • Completamente manual com os gestores das listas a terem de adicionar ou remover manualmente os membros.
  • Gestão automatizada com subscrição baseada em domínio de e-mail
    (exemplo: todas as contas terminadas em @escs.ipl.pt )

Com o desenvolvimento agora disponibilizado, a automatização passa a poder considerar também o perfil de utilizador associado à conta institucional, podendo ser criadas listas com critérios como por exemplo:

  • alumni (ex. alunos) de @estesl.ipl.pt (nota: que mantenham a conta institucional ativa)
  • funcionários não docentes de @esd.ipl.pt

Os perfis atualmente disponíveis são:

  • ALUMNI, ALUNO, APOSENTADO, BOLSEIRO, CONVIDADO, DOCENTE, LABS, NAODOCENTE, OUTRO, PREST.SERVICOS, SERVIÇO

O ajuste de subscrições ocorre diariamente, durante a madrugada e em função dos perfis atribuídos às contas na gestão de contas institucionais.

O processo de automatização só ocorre a pedido da gestão de cada lista para o endereço de suporte do DSIC indicado abaixo, não sendo solicitado, as listas mantêm o funcionamento como até agora.

Mais detalhes na página sobre o serviço de listas.