Passar para o conteúdo principal

Ocorreu durante a madrugada uma falha geral de conectividade.

O problema teve origem numa manutenção por parte do fornecedor do serviço (FCT/FCCN) e foi mitigado cerca das 9h após contacto com a equipa envolvida na dita manutenção.

A falha iniciou-se às 6:59 e foi ultrapassada às 8:57 tendo ficado plenamente resolvida às 9:27

Apesar de alheios à origem do sucedido, lamentamos o incómodo causado às atividades afetadas.

Estando a ocorrer obras significativas no edifício da residência Maria Beatriz (campus do ISEL) e tendo em consequência ocorrido danos em diversos pontos de acesso de rede sem fios e cablagem de suporte à mesma, fomos forçados a, para salvaguarda da integridade dos equipamentos, realizar a remoção da maioria destes.

Estamos a aguardar informação por parte da gestão da obra, de que voltaram a existir condições para reposição dos equipamentos, para realizarmos a reinstalação.

Até essa altura, a rede eduroam no local estará a funcionar em condições muito limitadas.

Durante a última semana de Agosto foi realizada a instalação de uma dezena de novos pontos de acesso de rede sem fios no edifício Ferreira Cardoso (C) do campus do ISEL.

Com este reforço do serviço e o reposicionamento de equipamentos realizado no início do mês, esperamos melhorar significativamente a cobertura do serviço eduroam neste edifício que para além das atividades do ISEL é também usado pela ESD.

Durante o mês de Setembro prevemos ainda realizar no campus a troca de diversos equipamentos por equipamentos disponíveis de geração mais recente.

A Microsoft alterou a estrutura de licenciamento para educação, tendo acabado com as licenças gratuitas com opção de instalação do Office 365 [1].

Estas alterações afetam as licenças tipo "A1 Plus" que suportavam até agora parte do serviço Office 365 da comunidade.

Nas contas afetadas ocorreu a conversão para licenças tipo "A1" e redução das aplicações e funcionalidades anteriormente disponíveis. De momento este licenciamento (A1) continua a ter acesso às aplicações Cloud/Web do Office 365.

Tivemos informação de que ao final do dia de hoje (24/07 Quinta-feira) será realizada uma manutenção elétrica no campus do ISEL que se irá prolongar pela madrugada.

Durante o período da manutenção não existirá energia na quase totalidade do campus pelo que os serviços locais de rede ficarão indisponíveis. 

Apesar da existência de gerador elétrico que alimentará o pólo técnico principal durante a manutenção e assegurar a manutenção operacional dos serviços de rede Internet e dos restantes pólos do IPL, existe obviamente risco acrescido de falha de serviços.

Durante o dia 25/07 (sexta-feira) será realizada a substituição do certificado digital usado no sistema de rede sem fios eduroam dado o atual ir expirar entretanto.

É possível que os equipamentos que se liguem à mesma solicitem reintrodução das credenciais de acesso ou se recusem a estabelecer ligação até que a rede memorizada seja apagada e redefinida.

Em caso de dificuldade no acesso recomendamos que siga os passos indicados no guia e em recurso nos contacte.

Subscrever