Na manhã desta segunda-feira, 27 de outubro de 2025, foi registada uma falha no serviço de encaminhamento DNS, com início às 9h27 e resolução às 9h57. Durante esse intervalo de 30 minutos todos serviços que dependem destes foram afetados, como por exemplo serviços web (sites).
Dia 29 (quarta-feira), ao início da manhã prevemos realizar manutenção de diversos routers e switch centrais da rede para atualizações de segurança e funcionalidade.
Prevê-se a ocorrência de impactos na conectividade de rede com instabilidades de alguns segundos.
Uma das intervenções poderá resultar em indisponibilidade de rede sem fios por alguns minutos.
A operação decorrerá entre as 7 e as 10h da manhã.
Faremos o possivel por minimizar o impacto causado.
Obrigado pela compreensão.
Informamos que foi detetada uma degradação nos serviços de rede, que começou pelas 15h, devido a uma falha numa ligação de fibra ótica. Segundo as análises realizadas até ao momento, a origem da falha é externa à infraestrutura da instituição e de responsabilidade do fornecedor de serviços.
As equipas técnicas estão a acompanhar a situação junto dos responsáveis pela ligação afetada, com vista à sua resolução tão breve quanto possível.
Foram realizadas alterações ao autenticador central (IdP) que melhoram a usabilidade ao navegar entre sites e aplicações dispensando situações menos comuns em que era requerida nova autenticação nos acessos ao webmail ou a serviços cloud Office365.
No próximo dia 22 de setembro de 2025 (Segunda-Feira) irá decorrer manutenção do nosso sistema de Autenticação Federada (IdP), poderá ocorrer falhas de acesso a alguns dos serviços.
A Autenticação Federada (IdP) serve serviços como Portal Académico, Moodle, Office365, Sites, entre outros.

Ocorreu durante a madrugada uma falha geral de conectividade.
O problema teve origem numa manutenção por parte do fornecedor do serviço (FCT/FCCN) e foi mitigado cerca das 9h após contacto com a equipa envolvida na dita manutenção.
A falha iniciou-se às 6:59 e foi ultrapassada às 8:57 tendo ficado plenamente resolvida às 9:27
Apesar de alheios à origem do sucedido, lamentamos o incómodo causado às atividades afetadas.
Estando a ocorrer obras significativas no edifício da residência Maria Beatriz (campus do ISEL) e tendo em consequência ocorrido danos em diversos pontos de acesso de rede sem fios e cablagem de suporte à mesma, fomos forçados a, para salvaguarda da integridade dos equipamentos, realizar a remoção da maioria destes.
Estamos a aguardar informação por parte da gestão da obra, de que voltaram a existir condições para reposição dos equipamentos, para realizarmos a reinstalação.
Até essa altura, a rede eduroam no local estará a funcionar em condições muito limitadas.
Durante a última semana de Agosto foi realizada a instalação de uma dezena de novos pontos de acesso de rede sem fios no edifício Ferreira Cardoso (C) do campus do ISEL.
Com este reforço do serviço e o reposicionamento de equipamentos realizado no início do mês, esperamos melhorar significativamente a cobertura do serviço eduroam neste edifício que para além das atividades do ISEL é também usado pela ESD.
Durante o mês de Setembro prevemos ainda realizar no campus a troca de diversos equipamentos por equipamentos disponíveis de geração mais recente.
A Microsoft alterou a estrutura de licenciamento para educação, tendo acabado com as licenças gratuitas com opção de instalação do Office 365 [1].
Estas alterações afetam as licenças tipo "A1 Plus" que suportavam até agora parte do serviço Office 365 da comunidade.
Nas contas afetadas ocorreu a conversão para licenças tipo "A1" e redução das aplicações e funcionalidades anteriormente disponíveis. De momento este licenciamento (A1) continua a ter acesso às aplicações Cloud/Web do Office 365.
Tivemos informação de que ao final do dia de hoje (24/07 Quinta-feira) será realizada uma manutenção elétrica no campus do ISEL que se irá prolongar pela madrugada.
Durante o período da manutenção não existirá energia na quase totalidade do campus pelo que os serviços locais de rede ficarão indisponíveis.
Apesar da existência de gerador elétrico que alimentará o pólo técnico principal durante a manutenção e assegurar a manutenção operacional dos serviços de rede Internet e dos restantes pólos do IPL, existe obviamente risco acrescido de falha de serviços.