Serviços VPN
Os serviços de VPN (Virtual Private Network) permitem que os utilizadores estejam virtualmente ligados a determinada rede local da IPLNet, independentemente do local físico onde se encontrem, em qualquer parte da Internet, realizando cifra e eventualmente compressão das comunicações.
O acesso é realizado de preferência através do protocolo SSTP ou em alternativa L2TP/IPSEC.
As credenciais usadas na autenticação dos acessos estão, tal como os restantes serviços integradas com o serviço de e-Mail, sendo usado como identificador do utilizador o endereço de e-Mail completo e a palavra-chave respetiva.
Todos os acessos são sujeitos a registo detalhado, sendo futuramente disponibilizados relatórios detalhados dos acessos no Painel de Controlo.
Neste momento estão disponíveis os seguintes servidores de acesso VPN:
- VPN Intra – Para acesso aos recursos internos a partir da Internet (inclui antiga funcionalidade VPN B-on)
VPN NET100 – Acesso não filtrado à Internet- Serviço descontinuado pelo reduzido uso e funcionalidades atualmente redundantes face à VPNIntra
Para cada servidor de VPN (NAS) associado a determinada rede específica é necessário um equipamento físico (router) pelo que não é possível criar novos servidores sem que tal implique a aquisição/afetação de equipamentos.
Neste momento, para poder usufruir de alguns destes serviços é necessário um pedido formal aos nossos serviços, devidamente justificado.
Nota aos alunos do ISEL
Se possui uma caixa de correio com o endereço terminado em .isel.pt, informamos que pelo facto de este ser suportado por um sistema promovido pelo ISEL e desintegrado dos sistemas de rede do IPL, estas credenciais não lhe permitem o acesso em geral aos serviços mantidos pelo DSIC/IPL; no entanto, independentemente do facto de possuir essa outra caixa de correio, poderá ativar a sua caixa de correio IPL e assim usufruir dos serviços IPLNet.