Passar para o conteúdo principal
18.11.2021

Várias queixas nos têm chegado acerca da má qualidade da rede sem fios em algumas zonas deste edifício.

Nas deslocações ao local obtiveram-se resultados inconsistentes nos testes realizados. Em diversos períodos não se identificaram limitações relevantes, noutros momentos, o acesso em 2,4GHz (equipamentos mais antigos) revelou-se desesperante, com débitos frequentemente de unidades de megabit/s e sobre o mesmo equipamento, o acesso em 5GHz disponibilizava débitos elevados, entre 50 e 100Mbit/s.

Realizámos também testes de conectividade entre o nó central da rede e o local (sem os equipamentos de rede sem fios pelo meio) e obtiveram-se os débitos próximos dos esperados.

Suspeitamos da existência de algum equipamento no local que utilize as mesmas frequências que o WiFi e cause saturação do espetro na zona, mas de momento não temos disponível equipamento de medida que o possa confirmar.

Como mitigar do problema foram realizadas alterações de parâmetros com a intenção de tornar o sinal mais tolerante a interferências, resultando numa redução do débito máximo possivel mas, esperamos um aumento no débito médio e na estabilidade das ligações.

Agradecemos reporte sobre o serviço no local, incluindo os detalhes de:

• Descrição do problema
  • Piso e sala onde ocorreu
  • Dia e hora quando ocorreu
  • Conta de rede sem fios usada no acesso
  • Resultado reportado pelo speedtest ( speedtest.net )

Enviar para helpdesk@net.ipl.pt