Data
05.02.2026
Resumo:
- As chamadas VoIP de teletrabalho passaram a usufruir de cifra de dados até à central telefónica do IPL para minimizar o risco de escutas por terceiros.
- Foi corrigido o problema que impedia os interlocutores de chamadas de teletrabalho realizadas para o exterior de nos escutarem.
Detalhe:
- No final de 2025 foi realizada uma atualização significativa no software que desempenha a função de central telefónica das extensões de VoIP usadas remotamente em ambiente de teletrabalho.
- Para além da vertente de atualização geral de software e segurança dos componentes, esta atualização adicionou funcionalidades relevantes para a segurança das comunicações em si, promovendo a confidencialidade das conversas realizadas por esta via.
- Contudo, deste a dita atualização de software identificou-se que chamadas realizadas a partir destas extensões para a rede fixa e telemóveis falhavam no estabelecimento do canal de áudio num dos sentidos, ao realizarmos uma chamada ouvíamos o interlocutor, mas este não nos ouvia. (as chamadas internas, estabelecidas do exterior para o VoIP, ou que eram iniciadas por telefonista não sofriam do problema).
- Ontem foi possivel identificar a origem do problema no software de central telefónica e ultrapassar o mesmo e testes por nós efetuados já não têm o problema do interlocutor não nos ouvir.
Como confirmar que a sua extensão de teletrabalho está plenamente funcional?
- Ligue da extensão VoIP para o número interno 600, após escutar a mensagem automática fale e confirme que se escuta com o nível adequado e sem distorções e realize os ajustes de som adequados no dispositivo para tal.
- Se não escutar nada contacte os nossos serviços para helpdesk@net.ipl.pt para se agendar assistência remota de reconfiguração da aplicação.
- Se o teste do "600" resultou, ligue para um número da rede fixa ou móvel de alguém próximo e confirme que a pessoa o escuta bem e que escuta bem o interlocutor.