Nos últimos dias chegaram-nos diversas queixas acerca de mensagens não recebidas (que sabiam ter sido enviadas)
Da análise exaustiva realizada para os casos reportados concluiu-se que diversas aplicações de envio de correio eletrónico não seguem os requisitos da secção 2.2.1 do standard RFC5322 acerca da dimensão máxima de cada linha de uma mensagem e estavam a causar a rejeição/descarte ao exceder a capacidade prevista por um dos componentes do processamento das mensagens.
No caso concreto da aplicação MS Outlook que é um dos principais originadores do problema, este parece considerar um limite de dimensão de linha acima do standard, tal como é reportado por um utilizador nos fóruns da Microsoft. O Outlook aparentemente realiza a quebra de linha indicada pelo standard no corpo da mensagem do utilizador mas falha em fazê-lo no cabeçalho (References:) que é usado para relacionar mensagens entre sí e quando uma mensagem é sujeita a um elevado numero de reencaminhamentos ou iterações pergunta/resposta a informação References: excede a dimensão permitida pela norma e o comportamento no processamento da mesma pelas diversas aplicações intervenientes torna-se imprevisível.
Desde o início do mês de Dezembro o problema afetou 0,08% das 634000 mensagens processadas pelo sistema.
Foram introduzidos mecanismos para mitigação do problema até que o fornecedor do software que usamos (EXIM) produza solução mais eficiente para lidar com a inconformidade durante a receção das mensagens.
Obrigado e boas festas!