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Data
31.01.2022

Na madrugada do dia 28 (Sábado) ocorreu uma falha alargada de serviços.

Devido à avaria de uma das unidades de alimentação ininterrupta (UPS), ocorreu um pico de consumo que provocou o disparo quer da proteção desta quer da proteção geral do quadro elétrico o teve como consequência a falha da energia a todos os sistemas albergados no centro de dados e comunicações (COM) localizado no campus do ISEL, após esgotadas as baterias da outra UPS.

Os sistemas albergados no local estiveram assim inoperacionais até ao final da manhã.

Após recuperado o fornecimento de energia com a colaboração dos serviços técnicos e de informática do ISEL, um membro da equipa deslocou-se ao local e reestabeleceram-se os sistemas que exigiam intervenção presencial pela necessidade de ações fisicas e de estabelecimento de circuitos alternativos de alimentação de energia (aos serviços alimentados anteriormente pela UPS avariada).

Só no final da tarde se pode considerar os serviços essenciais reestabelecidos.

A recuperação de dados em alguns sistemas exigiu trabalhos pela noite dentro.

Já na manhã de hoje (dia 31) foram complementados os trabalhos por forma a assegurar os níveis mínimos de disponibilidade do sistemas.

Neste momento ainda se encontram afetados alguns sistemas não críticos.

Durante toda esta falha os serviços básicos de conectividade (exceto rede sem fios) dos outros polos e alguns servidores e sites alojados nos polos técnicos da presidência, Campus de Benfica e ESTeSL permaneceram operacionais apoiados pela ligação Internet alternativa existente no Campus de Benfica.