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Data
06.03.2023

O processo de classificação e deteção de SPAM/Phishing é baseado na identificação de padrões na mensagem que vão atribuindo pontos.

Parte dos padrões de classificação são estáticos e definidos pela aplicação (spamassassin) usada, outra parte é obtida por auto-aprendizagem do sistema.

Se a mensagem ultrapassa determinada pontuação é considerada como provável SPAM e depositada na pasta correspondente na conta do destinatário.

Quando a pontuação é muito elevada o sistema simplesmente rejeita a mensagem.

Foi recentemente identificado que desde início de fevereiro o sistema esteve demasiado sensível considerando SPAM um nível anormal de mensagens legítimas. inclusive mensagens internas.

O problema foi corrigido no passado dia 2 de Março com o reajuste dos patamares de deteção e rejeição.

Adicionalmente foi realizada a análise de possíveis mensagens que tenham sido mal classificadas por conta e movidas da pasta de mensagens indesejadas para a pasta de entrada para evitar que ficassem esquecidas.

Lamentamos o sucedido que poderá sempre recorrer porque o funcionamento deste componente não é determinístico ocorrendo sempre a possibilidade de "falsos positivos" - mensagens legítimas que incorretamente são classificadas como SPAM ou "falsos negativos" - mensagens indesejadas que não são detetadas como SPAM.

Apesar destas anomalias, as milhares de mensagens indesejadas e maliciosas que são diariamente rejeitadas para segurança da comunidade, justificam plenamente o risco e a manutenção desta forma de operação.

Obrigado.