Passar para o conteúdo principal
Data
17.11.2021

Identificou-se recentemente que muitos serviços do IPL (incluindo escolas) realizam o arquivo as mensagens antigas de correio em pastas locais aos computadores de trabalho dos funcionários.

Relembra-se que não é realizada qualquer salvaguarda dos conteúdos locais dos computadores de trabalho pelo que qualquer problema (avaria, apagamento inadvertido, ransomware, etc.) que ocorra e impossibilite o acesso a estes, resultará na perda das mensagens arquivadas nessas condições

Como confirmar se os arquivos de e-mail se encontram locais ou no servidor?

Se aceder à conta via webmail em www.net.ipl.pt/webmail poderá confirmar as pastas e mensagens que estão do lado do servidor, somente essas estarão acessíveis no webmail.

Como garantir a segurança das mensagens em arquivo e libertar espaço na conta de correio?

Nos casos em que pelo volume de dados das mensagens e natureza critica do serviço se pretenda um arquivo de anos passados, o mesmo poderá ser realizado pelo utilizador (exemplo para Outlook) ou com a orientação dos nossos serviços, a pedido para o endereço de suporte helpdesk@net.ipl.pt

Se a salvaguarda pretendida se basear apenas em pastas e mensagens existentes no servidor, a mesma poderá basear-se num backup realizado pelos nossos serviços, contendo todas as mensagens existentes nas caixas de correio até final de 2020, no formato mais universal “MBOX” e que poderá ser disponibilizado a pedido do utilizador para seu arquivo em armazenamento externo, em cofre; podendo nós após este arquivo libertar o espaço correspondente ao mesmo na caixa de correio do utilizador.

Nota: Sobre a utilização do Outlook

Nos últimos meses têm-se revelado imensos problemas com o uso deste cliente de correio eletrónico cuja qualidade se tem degradado com as atualizações mais recentes. Ocorrem situações em que mensagens existentes no servidor não são apresentadas ao utilizador, aparecem sem os anexos ou pastas inteiras de mensagens que desaparecem subitamente, entre outros. Assim é nossa recomendação o uso de uma aplicação alternativa como o Thunderbird (gratuito e disponível para sistemas Windows, Mac e Linux) ou o Apple Mail nativo dos Mac.