Passar para o conteúdo principal
Data
02.09.2025

A Microsoft alterou a estrutura de licenciamento para educação, tendo acabado com as licenças gratuitas com opção de instalação do Office 365 [1].

Estas alterações afetam as licenças tipo "A1 Plus" que suportavam até agora parte do serviço Office 365 da comunidade.

Nas contas afetadas ocorreu a conversão para licenças tipo "A1" e redução das aplicações e funcionalidades anteriormente disponíveis. De momento este licenciamento (A1) continua a ter acesso às aplicações Cloud/Web do Office 365.

O IPL, ao abrigo do acordo de licenciamento com a Microsoft possui um número limitado de licenças atribuíveis a funcionários e um lote mais alargado das atribuíveis a alunos.

Relativamente aos licenciamentos associados a contas de funcionário (docente ou não) que são no essencial as afetadas por esta alteração, foi realizada análise junto do sistema de gestão de recursos humanos para identificar as contas elegíveis para o licenciamento mais alargado (A3) tendo as restantes permanecido como A1, com as restrições acima descritas.

Caso considere que lhe foi atribuído o licenciamento errado, contacte os nossos serviços para analise do caso e realização das correções que se justifiquem.