VPN configuração auto - Win 7/8/10

Configuração manual de uma VPN para Windows 7 / 8 / 10 em modo SSTP/IKEv2 (automático)

1 – Criar uma ligação VPN

Selecionar o botão Iniciar, depois Definições  > Rede e Internet  > VPN > Adicionar uma ligação VPN.

VPN Configuração auto Win 7-8-10

• Para Fornecedor de VPN, escolha Windows (incorporado).
  • Na caixa Nome da ligação, introduza um nome que possa reconhecer (por exemplo, “VPN B-On”, “VPN Net100” ou “VPN Intra”)
  • Na caixa Nome ou endereço do servidor, introduza o endereço do servidor VPN, “intra.vpn.net.ipl.pt” (como na tabela em baixo).
  • Para Tipo de VPN, escolha Automatic para que a seleção seja automática baseada na melhor solução disponível.

• VPN ProviderConnection nameServer name or addressVPN type
      Windows (built in)VPN Intraintra.vpn.net.ipl.ptAutomatic
  • Para Tipo de informações de início de sessão, escolha o tipo de informações de início de sessão (ou credenciais) a utilizar. O nome de utilizador é o endereço de correio eletrónico completo do IPL e a respetiva palavra-passe.
  • Selecione Guardar.
  1. Na extremidade direita da barra de tarefas, selecione o ícone da Rede.
  2. Selecione a ligação VPN que pretende utilizar e, em seguida, efetue um dos seguintes procedimentos, consoante o que acontecer quando seleciona a ligação VPN:
    • Se o botão Ligar aparecer por baixo da ligação VPN, selecione Ligar.
    • Se a opção VPN em Definições abrir, selecione a ligação VPN e, em seguida, selecione Ligar.
  3. Se lhe for solicitado, introduza o nome de utilizador e a palavra-passe ou outras informações de início de sessão.

Problemas de acesso em Windows 10

O sistema window 10 tem ocorrido com regularidade um erro em configurações já existentes de VPN, estas deixam de funcionar e ao tentar ligar a mesma apresentam sempre a mesma mensagem “A connection to the remote computer could not be established. You might need to change the network settings for this connection“. Poderá tentar seguir o guia para tentar ultrapassar o problema.

Problemas de acesso em Windows 7

O sistema Windows 7 não possui de origem suporte para o tipo de segurança exigido pela VPN, contudo os sistemas que tenham sido regularmente atualizados e possuam aplicadas as atualizações Service Pack 1 e KB3140245 deverão aceder sem problema. (referência)