Serviços VPN

Os serviços de VPN (Virtual Private Network) permitem que os utilizadores estejam virtualmente ligados a determinada rede local da IPLNet, independentemente do local físico onde se encontrem, em qualquer parte da Internet, realizando cifra e eventualmente compressão das comunicações.

 

O acesso é realizado de preferência através do protocolo L2TP/IPSEC ou em alternativa do PPTP.

 

As credenciais usadas na autenticação dos acessos estão, tal como os restantes serviços integradas com o serviço de e-Mail, sendo usado como identificador do utilizador o endereço de e-Mail completo e a palavra-chave respectiva.

 

Todos os acessos são sujeitos a registo detalhado, sendo futuramente disponibilizados relatórios detalhados dos acessos no Painel de Controlo.

 

Neste momento estão disponíveis os seguintes servidores de acesso VPN:

 

 

Para cada servidor de VPN (NAS) associado a determinada rede específica é necessário um equipamento físico (router) pelo que não é possível criar novos servidores sem que tal implique a aquisição/afetação de equipamentos.

 

Neste momento, para poder usufruir de alguns destes serviços é necessário um pedido aos nossos serviços, devidamente justificado.

 

Nota: Por diversos motivos, alguns dos quais já enumerados acima, e ainda por questões de escalabilidade e segurança, alguns estes serviços não estão disponíveis para alunos (excepto NET100 e VPNbon).

 

Acesso B-on 

Para o acesso b-on a partir de casa ou do seu emprego preparamos um outro serviço adaptado às características particulares do acesso à b-on de que tem mais informações disponíveis na página do serviço.

 
 
 

Nota aos alunos do ISEL 

Se possui uma caixa de correio com o endereço terminado em @alunos.isel.pt, informamos que pelo facto de este ser suportado por um sistema promovido pelo ISEL e desintegrado dos sistemas de rede do IPL, estas credenciais não lhe permitem o acesso a qualquer serviço IPLNet; no entanto, independentemente do facto de possuir essa outra caixa de correio, poderá activar a sua caixa de correio IPL em http://www.net.ipl.pt/react e assim usufruir dos serviços IPLNet.