Telefonia IP

O serviço de Telefonia IP, também conhecido como VoIP - Voice over IP permite aos utilizadores da IPLNet telefonarem recorrendo apenas à rede Informática do IPL.

 

Este serviço passou a estar integrado com o sistema de autenticação do email, podendo qualquer utilizador com email alojado no servidor central (todos os terminados em ipl.pt excepto @estesl.ipl.pt) usufruir dele.

 

O serviço permite actualmente aos utilizadores contactarem as extensões internas de grande parte das unidades orgânicas do IPL na rede telefónica já existente e telefonarem para qualquer outra extensão VoIP, que recorra ao protocolo de sinalização SIP, em qualquer ponto do mundo.

Projecto VoIP na IPLNet

Para uniformização e compatibilização dos planos de endereçamento telefónico das escolas e serviços do IPL, estamos a proceder a reconfigurações dos sistemas de suporte, a instalar "gateways" de interligação das centrais telefónicas existentes ao VoIP e alterar os números dos terminais VoIP (Cisco) disponibilizados para demonstração.

 

O objectivo deste projecto é:

 

Acabar ao longo do tempo com os custos associados à manutenção de duas infra-estruturas de comunicações, a telefónica e a de dados, integrando gradualmente a primeira na segunda sem colocar em causa o funcionamento dos serviços envolvidos.

 

Chamadas telefónicas sem custo via a rede de comunicações do IPL ou Internet

  • Entre quaisquer telefones das escolas e serviços do IPL
  • Os utilizadores com caixas de correio válidas podem usar aplicações VoIP para ligar para qualquer extensão das centrais telefónicas existentes ou para outros utilizadores VoIP, a partir de toda a Internet.
  • Para qualquer instituição aderente ao projecto VoIP da FCCN, nomeadamente instituições de ensino, centros de investigação e entidades governamentais.
  • Para qualquer número VoIP (baseado no protocolo SIP) para qualquer parte do mundo.

Chamadas a custo reduzido

  • Poderão ser realizadas chamadas a custo reduzido para qualquer telefone tradicional (incluindo telemóveis) via operadores telefónicos VoIP nacionais ou internacionais.

Agregação de chamadas

  • Em vez do actual cenário de cada escola/serviço manter linhas de ligação a operadores diversos (incluindo “gateways” de ligação à rede GSM), poderão ser realizados contratos agregados de chamadas mantendo uma única linha e com maiores probabilidades de se conseguirem condições contratuais favoráveis.
Estado do projecto

Central Telefónica Estado de Interligação Capacidade Actual Interligação Física
ESCS Gateway instalado, pleno funcionamento 6 Chamadas 3 x BRI
ESD Gateway instalado, pleno funcionamento 4 Chamadas 4 x BRI
ESELx Gateway instalado, pleno funcionamento 8 Chamadas 4 x BRI
ESM Em estudo, existem limitações tecnológicas na central telefónica    
ESTC Gateway instalado, pleno funcionamento 8 Chamadas 4 x BRI
ESTeSL Gateway instalado, pleno funcionamento 4 Chamadas 2 x BRI
ISCAL Usando gateway instalado, pleno funcionamento 30 Chamadas 1 x E1
ISEL Gateway instalado, pleno funcionamento 60 Chamadas 2 x E1
SAS Gateway preparado para instalar, existem potenciais limitações tecnológicas na central telefónica    
SAS-RDC Em estudo a viabilidade, com limitações de conectividade identificadas    
SAS-RMB Em estudo a viabilidade    
SC Gateway instalado, pleno funcionamento 8 Chamadas 4 x BRI
Clientes de software e respectiva Configuração

Com o seu mail do IPLNet poderá obter o registo num cliente VoIP com os seguintes parâmetros adicionais de configuração (nem sempre todos são necessários):

  • proxy SIP: sip.net.ipl.pt
  • servidor STUN: stun.net.ipl.pt
  • user: newton
  • (exemplo para o utilizador com o email newton@deetc.net.ipl.pt)
  • password: a password do seu email
  • domínio: deetc.net.ipl.pt
  • (exemplo para o utilizador com o email newton@deetc.net.ipl.pt)

 

Estão disponíveis alguns clientes baseados em software (uns comerciais outros de uso livre) que permitem telefonar através do PC. Siga os respectivos exemplos de configuração para alguns dos mais conhecidos:

 

ATENÇÃO: O domínio deetc.net.ipl.pt não existe e é apenas para exemplo.

Nota: Alguns clientes VoIP só necessitam ter configurados o user e domínio, sendo que a restante configuração é concretizada automaticamente.

Instruções de Utilização

ATENÇÂO: Dada a actual fase de dinâmica de evolução da rede VoIP, é possível que algumas das informações abaixo se encontrem incorrectas por desactualização das mesmas

 

Após a correcta configuração do cliente com o seu utilizador e palavra-chave pode utilizar as seguintes regras de marcação:

 

Se estiver a usar um terminal VoIP (hardphone):

  • Pode ligar para qualquer outro terminal VoIP do IPL directamente marcando número em questão.
  • Pode ligar para qualquer extensão de uma central telefónica do IPL, bastando juntar o número da extensão ao prefixo de encaminhamento correcto.
    • ISEL: Marcar 51 antes da extensão, Exemplo: 511610 para ligar para a extensão 1610
    • SC-IPL: Marcar 11 antes da extensão. Exemplo: 11100 para ligar para a extensão 100
    • ESCS: Marcar 21 antes da extensão.
    • ESTC: Marcar 41 antes da extensão.
    • ISCAL: Marcar 61 antes da extensão.
    • Lista completa dos prefixos de encaminhamento a publicar à medida que forem ficando disponíveis
  • Pode ligar para qualquer utilizador VoIP do IPL desde que a componente do endereço VoIP antes do @ (ex: número de aluno) seja unicamente numérica.
  • Para ligar para um utilizador VoIP cujo endereço seja alfanumérico terá de usar o alias telefónico associado a esse utilizador (activação disponível no Painel de Controlo).

 

Se estiver a usar uma aplicação VoIP (softphone):

  • Pode ligar directamente para qualquer endereço VoIP abcd@dominio (incluindo XXXXX@voip.ipl.pt para ligar para os terminais VoIP ou extensões das centrais telefónicas das escolas e serviços do IPL)
  • Pode evitar a necessidade do sufixo @voip.ipl.pt ao ligar para extensões internas ou da rede pública colocando um asterisco "*" antes do número (ex: *51800)
  • Pode ligar para qualquer extensão de uma central telefónica do IPL, bastando juntar o número da extensão ao prefixo de encaminhamento correcto.
    • ISEL: Marcar *51 antes da extensão, Exemplo: *511610 para ligar para a extensão 1610
    • SC-IPL: Marcar *11 antes da extensão. Exemplo: *11100 para ligar para a extensão 100
    • ESCS: Marcar *21 antes da extensão.
    • ESTC: Marcar *41 antes da extensão.
    • ISCAL: Marcar *61 antes da extensão.
    • Lista completa dos prefixos de encaminhamento a publicar à medida que forem ficando disponíveis
  • Pode ligar para qualquer utilizador VoIP do IPL desde que a componente do endereço VoIP antes do @ (ex: número de aluno) seja unicamente numérica.
    • Para ligar para o aluno 99999@alunos.isel.ipl.pt pode usar o prefixo de encaminhamento *52, marcando simplesmente o número *5299999
  • Para ligar para um utilizador VoIP cujo endereço seja alfanumérico terá de usar o alias telefónico associado a esse utilizador (serviço ainda indisponível).

 

Números especiais (números de 3 ou 4 dígitos):

  • 100 - Serviço de Voicemail (acesso apenas a utilizadores específicos) – Temporariamente indisponível
  • 600 - Serviço de eco

 

Este serviço está disponível dentro e fora da IPLNet.

Nota: É conhecido um problema em alguns routers de partilha de ligações (ADSL/Cabo) que impede a correcta detecção de parâmetros pelo software (não muito frequente).

 

Atenção: Dado tratar-se ainda de uma rede experimental, todos estes dados podem ser alterados a qualquer momento. Aconselhamos assim a acompanhar a evolução desta rede, através desta página ou da página de notícias.