Uso do serviço na IPLNet em 3 passos

OpenID.net

Os passos necessários para poder usar o OpenID da IPLNet são:

  • Ter uma caixa de correio com o endereço de e-mail terminado em ipl.pt
  • Entrar na secção de OpenID e registar o identificador a fornecer aos sites a que pretenda acesso.
  • Aceder a qualquer site com suporte de OpenID e fornecer como identidade OpenID o endereço indicado na página de ativação do serviço.
O que é o OpenID?

O OpenID elimina a necessidade de manter múltiplas credenciais no acesso a distintos serviços baseados em Web permitindo a centralização da fase de autenticação num único site designado para o caso como “OpenID Provider” e controlando a partir deste os sites que podem usa-lo para o identificar e que parâmetros são fornecidos a cada um destes.

 

Os utilizadores podem escolher o “OpenID Provider” que melhor serve os seus interesses e em quem confiam. Ao mesmo tempo, o OpenID é flexível permitindo que caso o utilizador mude de “OpenID Provider” a identidade continua sob o controlo do utilizador.

 

Sob o ponto de vista das empresas, o uso OpenID significa custos inferiores na gestão das credenciais dos utilizadores, permitindo em simultâneo facilitar o acesso dos utilizadores a conteúdos personalizados de uma forma relativamente simples.

 

Para os utilizadores mais conhecedores das tecnologias da Internet, o OpenID é uma plataforma livre centralizada na identidade digital do utilizador. O OpenID tira partido de um conjunto de tecnologias já estabelecidas na Internet (URI, HTTP, SSL, Diffie-Hellman) e assume que os utilizadores já têm os recursos base para a definição da sua identidade ao criarem blogs, páginas pessoais, fóruns, etc. e permite que estes sejam a base para a definição da sua identidade OpenID.

 

O OpenID ainda se encontra numa fase bastante inicial de implantação mas está-se diariamente a tornar mais e mais popular à medida de as grandes organizações da Internet como AOL, Microsoft, Sun, Novell, etc. começam a aceitar e fornecer OpenIDs.

A OpenID.net entidade promotora do protocolo estima que actualmente existam cerca de 160 milhões de endereços (URIs) que suportam OpenID com cerca de dez mil sites a suportar a identificação local do utilizador baseada em OpenID.

Quem detém ou controla o OpenID?

O OpenID emergiu da comunidade open source como forma de resolver problemas que não eram facilmente solúveis com as tecnologias existentes. O OpenID é um método relativamente leve de identificar utilizadores que usa a mesma tecnologia base usada para identificar websites. Como tal, o OpenID não é propriedade de ninguém e nem o será. Actualmente qualquer pessoa pode escolher ser um utilizador do OpenID ou um fornecedor de identidades OpenID (“OpenID Provider”) de graça sem ter de se registar algures ou ser aprovado por alguma organização.

 

A fundação OpenID Foundation foi criada para apoiar o modelo open source ao disponibilizar uma entidade jurídica para auxilio da comunidade, fornecendo a infra-estrutura necessária e, em geral, ajudando a promover e apoiar a crescente adopção do OpenID.

 

Nota: Grande parte deste texto do introdução ao OpenID resulta de uma tradução livre do original do site OpenID.net e onde poderá obter informações adicionais sobre este, sites que o suportam, etc.