Regras técnicas de utilização do serviço de E-mail do IPL

Seguem-se as regras técnicas para aceder ao sistema de correio geral do IPL.

  • Para usar à caixa de correio deve ter em sua posse estes 3 elementos:
    • O login serve para o utilizador se autenticar como proprietário e aceder à sua caixa de correio.
    • O alias apenas serve para a recepção de mensagens nunca para sua identificação.
    • A palavra-chave poderá ser alterada por si sempre que pretender.
  • Atenção: quando aceder pela interface Webmail deverá encerrar a sessão fazendo "LogOut". Desta forma evita que qualquer outro utilizador de má fé se faça passar por si, ou mesmo lhe altere a palavra-chave.
  • A caixa de correio pode manter (salvo excepções) um máximo de 5 GB de e-mail.
  • A dimensão máxima por mensagem é de 32 MB, para mensagens de até 2 destinatários, mensagens com mais destinatários são limitadas a 100/<número de destinatários> [MB] (exemplo: se for destinada a 10 utilizadores não poderá ter uma dimensão superior a 10MB).
  • As mensagens estão limitadas a um máximo de 50 destinatários.
  • No momento de recepção, as mensagens são sujeitas a uma verificação. Se for detectado um vírus a mensagem é descartada. Em outros casos estão sujeitas a um sistema heurístico de classificação que atribui um grau de probabilidade da mesma ser SPAM. Todas as mensagens de grau igual ou superior a 8 são etiquetadas com o prefixo "SPAM:(pontuação)", no campo subject, as que obtenham uma pontuação igual ou superior a 14 são imediatamente rejeitadas.
  • O nosso servidor de correio realiza validação SPF (Sender Policy Framework) no momento da recepção de mensagens e se verificar que o servidor que as envia não está autorizado para tal, rejeita-as, minimizando o SPAM recebido
  • Para todos os domínios de DNS existentes encontra-se publicada informação segundo o formato definido pelo SPF, indicando os servidores autorizados a enviar eMail com os remetentes .ipl.pt que pode ser usada por todos os servidores da Internet para rejeitarem mensagens com remetentes falsificados pertencentes ao IPL
  • Diáriamente são executados diversos scripts que fazem a verificação de integridade do sistema e limpam mensagens antigas. Concretamente, um destes scripts limpa todas as mensagens existentes na "INBOX" que tenham mais de 60 dias.
  • No acesso por WebMail a palavra-chave é transferida usando HTTPS para garantir a segurança da sua comunicação. O restante acesso ao serviço funciona sobre HTTP, circulando em claro pelas redes que atravessa.
  • Ao usufruir deste serviço compromete-se a respeitar as condições do serviço.
Servidor de recepção de E-mail em modo IMAP (Incoming mail server)

IMAP4 Seguro

- Servidor: imap.net.ipl.pt

- Porto: 993/TCP

- Tipo de cifra da ligação: SSL (implícito)

- Autenticação: PLAIN (RFC-4616)

Servidor de envio de E-mail (Outgoing mail server)

SMTP Seguro

- Servidor: smtp.net.ipl.pt

- Porto: 465/TCP

- Tipo de cifra da ligação: SSL (implícito)

- Autenticação: PLAIN ou LOGIN

 

Parâmetrização descontinuada

É possível que algumas parametrizações usadas no passado funcionem temporariamente durante o período de migração do serviço.

Em caso de dúvida, configure como indicado acima.

 

Nota à comunidade de utilizadores do ISEL 

Se possui uma caixa de correio com o endereço terminado em isel.pt, informamos que pelo facto de este ser suportado por um sistema promovido pelo ISEL e desintegrado dos sistemas de rede do IPL, estas credenciais não lhe permitem o acesso a qualquer serviço IPLNet; no entanto, independentemente do facto de possuir essa caixa de correio, poderá também possuir uma caixa de correio terminada em .ipl.pt, os alunos poderão activar "online" a sua caixa de correio IPL em http://www.net.ipl.pt/react e assim usufruir dos serviços IPLNet.