Configuração automática de Mail no Outlook 2010

Segue-se o exemplo de configuração automática do e-Mail no Outlook 2010.

 

1

Abra o Outlook e escolha File->Info->Account Settings->Add and remove accounts or change existing connection settings como ilustrado abaixo.

2

De seguida é-lhe apresentada uma janela com as alternativas para alteração de contas de correio previamente existentes ou criação de uma nova conta.

Para criar a nova conta seleccione a opção New...

3

Coloque os parâmetros, tal como indicado na imagem abaixo à excepção dos de natureza pessoal, em Your Name coloque o nome com que pretende ser identificado nas mensagens que envie, em E-mail Address coloque o seu endereço de correio electrónico, em Password e Retype Password insira a palavra-chave associada à sua caixa de correio.

 

Nota: Especialmente para os alunos que têm uma caixa de correio "base" com endereço numérico fica a informação de que se preferirem usar para identificação mais amigável o "alias" (exemplo: abranca@alunos.esml.ipl.pt), este deve ser colocado no campo E-mail Address.

4

Após preenchimento dos dados na janela anterior seleccione Next sendo despoletado o processo de auto-configuração em que é consultado o nosso "site" para obtenção dos restantes parâmetros de acesso (conforme ilustrado na imagem abaixo).

Durante o acesso de auto-configuração ao nosso "site" o Outlook estabelece um canal seguro (SSL/TLS) e envia os dados que preencheu, nesta fase é solicitada ao utilizador permissão para o envio dos dados que deve aceitar com Allow tal como abaixo ilustrado.

Nota: É possível que esta janela apareça mais de uma vez caso não seleccione "Don't ask me about this website again"

5

Se o processo decorreu com normalidade deve obter uma imagem como a seguinte confirmando a boa parâmetrização obtida.

Como teste final sugerimos que envie uma mensagem para sí proprio, se a receber passado uns minutos, tal confirma a correcta parâmetrização tanto do envio como da recepção de mensagens.

Para conhecer mais detalhes e opções do serviço de correio electrónico, visite a página das Regras técnicas de utilização do serviço de E-mail do IPL