Serviço de Webhosting

O serviço de Webhosting disponibiliza áreas de publicação de conteúdos organizadas em "sites" Web.

 

Não existe suporte para a execução de conteúdos personalizados do lado do servidor (CGI, PHP, PERL, etc), estando este serviço vocacionado para "sites" em que a simplicidade e eficiência é o factor mais importante.

Caso seja indispensável o uso de CGI, linguagens de Server Side Scripting ou acesso a bases de dados, a alternativa é o serviço de Virtual Server Hosting.

 

O serviço suporta actualmente 47 "sites" correspondentes às diversas unidades orgânicas do IPL, departamentos das escolas, associações de estudantes, áreas cientificas, comissões de residentes das residências, etc.

Apache HTTP Hosting
Acesso para públicação de conteúdos

A publicação de conteúdos é realizada através de FTP, opção suportada pelas aplicações mais comuns de desenvolvimento Web (ex. DreamWeaver e SharePointDesigner) ou em alternativa usado uma aplicação especializada de FTP para a transferência dos conteúdos após desenvolvimento local.

 

O FTP poderá funcionar em modo ACTIVO ou PASSIVO (PASV), realizando uma ligação ao servidor 'hosting.net.ipl.pt', para o porto 21 (TCP).

 

Para segurança das credenciais, o servidor FTP usado suporta autenticação sobre canal seguro SSL/TLS, evitando assim que as palavras-chave circulem em claro pela rede.

Para usar, basta activar a opção de "FTP over SSL (explicit)" ou equivalente caso este modo seja suportado pela aplicação usada na publicação dos conteúdos.

 

O sistema controla a 'quota' de forma a racionalizar a capacidade de disco existente.

A 'quota' inicial de cada área e de 200Mbytes e 3000 Ficheiros.

 

Caso se justifique este valor poderá ser estendido.

 

Identificação da área de publicação deve ser usado o "login" atribuido aquando da confirmação da activação do serviço.

 

A palavra-chave para o acesso a mesma que o gestor da área (indicado no processo de requisição do serviço) tenha no seu e-mail.

 

Após "login" com sucesso, o utilizador fica directamente na directoria base da sua 'Web'.

 

Para evitar problemas de segurança e de incompatibilidade de nomes de ficheiros e directorias em alguns 'Browsers' o sistema impede que sejam criados ficheiros e directorias com nomes usando caracteres acentuados, espaços, caracteres não ASCII standard, começados por '.' ou contendo símbolos.

 

A página apresentada em cada directoria por omissão é a de nome 'index.html'.

Conteúdos permitidos

Esta área é para uso EXCLUSIVO da publicação de conteúdos WEB, caso seja detectado qualquer outro tipo de utilização a área será encerrada.

 

De salientar que não é permitido o alojamento de quaisquer conteúdos comerciais já que tal situação poderá levantar questões legais de violação contratual com os nossos fornecedores de conectividade Internet.

 

Em caso de dúvidas em relação à colocação na área de determinado tipo de conteúdos/ficheiros, deve ser solicitada a opinião dos nossos serviços.