ESXi Hosting
VirtualServerHosting

Este serviço baseia-se no fornecimento de máquinas virtuais para serviços Web de forma a permitir uma maior flexibilidade na escolha do sistema operativo e aplicações usadas (sistemas CMS, bases de dados, servidor de páginas, etc), bem como a possibilidade de processamento activo pelo servidor com recurso a scripts PHP, PERL, ASP, etc. ou binários "CGI".

ATENÇÃO: Restrições ao serviço em 2014

Devido a restrições orçamentais, em 2014 não será possível a disponibilização de máquinas virtuais utilizando qualquer sistema operativo Windows ou bases de dados MSSQL, excepto quando o licenciamento do mesmo for assegurado pelo requisitante.

Os sistemas já em funcionamento serão mantidos para já, no entanto, solicita-se aos actuais utilizadores de sistemas Windows que se encontram suportados pela cloud privativa do IPL que:

  • Equacionem a migração para sistemas operativos open-source
  • Que com a brevidade possível deixem de utilizar SGBD MSSQL, migrando para soluções alternativas que não exijam licenciamento. (o IPL disponibiliza um sistema de alojamento de bases de dados compatível MySQL que poderá ser utilizado)

 Caso o IPL não consiga obter a renovação dos licenciamentos em uso em condições compatíveis com o orçamento previsto, os sistemas que não se encontrem licenciados serão desactivados.

Regras de funcionamento do serviço

RegrasVMsRev2.pdf

Existem regras definidas para o funcionamento deste serviço (actualmente os sistemas hospedeiro permitem maiores capacidades que as identificadas neste documento).

Servidores alojados (amostra a 08/11/2012)

Tabela com a listagem dos sistemas alojados
Nota: Esta listagem não inclui os servidores cuja gestão é realizada pelos nossos serviços.