Erro de cálculo de ocupação de caixas de correio >
< Infra-estrutura Wireless "ISEL" fora de serviço
14.12.2016 08:23 Age: 132 days
By: IPLNet

Instabilidades nos acessos a redes sem fios e sistemas dependentes da base de dados central


Nos últimos dias a rede sem fios (eduroam) tem tido diversos períodos de forte instabilidade em que rejeita todos os pedidos de acesso.

 

O que provoca o problema, ainda não identificado com precisão, estará relacionado com o sistema de base de dados e o sistema de validação de acessos (RADIUS) que, nesses períodos não consegue dar despache aos pedidos que lhe chegam e aos demorar muitos segundos a responder fazem com que os acessos sejam dados como rejeitados.

 

Para além das tentativas anteriores de resolução do problema com a optimização das complexas funções de validação de acessos realizadas na base de dados, ontem realizamos a migração dos serviços de RADIUS (FreeRADIUS) e MySQL (MariaDB) para novos servidores com todo o software actualizado.

 

Este processo de migração afectou temporariamente alguns dos outros serviços dependentes da base de dados como o email, em particular o acesso WebMail.

Estaremos a acompanhar atentamente o problema e realizando o nosso melhor esforço na reposição da qualidade de serviço com que habituamos a comunidade de utilizadores, entetanto, a falta de recursos humanos para atempadamente cuidarem dos muitos sistemas que mantemos é um facto que infelizmente se está a tornar evidente.

 

Pela IPLNet, Pedro Ribeiro.