DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol)

O DHCP é um serviço utilizado para automatizar as configurações do protocolo TCP/IP nos componentes de uma rede (computadores, impressoras, routers, switches, etc). Sem o uso deste serviço o gestor da rede teria de configurar, manualmente, as propriedades do protocolo TCP/IP em cada componente da rede.

Benefícios do DHCP

  • Automação do processo de configuração do protocolo TCP/IP nos componentes da rede.
  • Facilidade de alteração de parâmetros (Default Gateway, Servidor DNS, etc) em todos os componentes da rede, através de uma simples alteração no servidor DHCP.
  • Eliminação de erros de configuração, tais como digitação incorrecta de uma máscara de sub-rede ou utilização do mesmo endereço IP em dois componentes diferentes, gerando um conflito de endereço IP.
  • Reutilização de endereços IP.
Fornecimento de endereço fixo via DHCP

Para alguns serviços que não são compatíveis com o facto de os endereços poderem variar (ex. servidores de Active Directory, impressoras de rede, etc) é possivel serem fornecidos endereços fixos mediante pedido devidamente justificado para o eMail de apoio e forneçendo o endereço IP que a máquina tem actualmente na rede onde vai ficar, bem como o endereço MAC da placa de rede desta.

Dados do serviço

Os dois servidores existentes (dhcp1.net.ipl.pt e dhcp2.net.ipl.pt) funcionam de forma redundante coordenada entre estes, servindo endereços a um total de 88 redes IP.